da ESES

Apresentação
A Escola Superior de Educação de Santarém é um estabelecimento de formação de nível Superior, vocacionada para o ensino, a investigação, a prestação de serviços à comunidade e para a colaboração com entidades nacionais e estrangeiras em actividades de interesse comum. (fonte)

História
Origem e evolução institucional

A Escola Superior de Educação de Santarém foi criada pelo Decreto-Lei nº 513-T/79, de 26 de Dezembro, como unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém, criado pelo mesmo Decreto. A primeira Comissão Instaladora foi nomeada em 1980 (Despacho 382/ME/80, de 30 de Outubro, publicado no D.R. nº 251, de 11/11/80), tendo tomado posse a 27 de Novembro. Iniciaram-se então os trabalhos de instalação da Escola, embora o seu funcionamento efectivo viesse a ocorrer apenas em 1985, com o início das actividades de profissionalização em serviço dos professores do Ensino Secundário. O arranque das actividades de formação foi já coordenado pela segunda Comissão Instaladora, nomeada naquele ano (Despacho 154/ME/85, de 23 de Julho, publicado no D. R. nº 177, de 3/8/85) e empossada a 21 de Agosto. A formação inicial de professores e educadores de infância iniciou-se em 1986, desenvolvendo-se a partir de então o processo de crescimento da Escola, acompanhado pela evolução institucional interna, embora o regime de instalação viesse a persistir até 1996. Com efeito, a Lei nº 54/90, de 5 de Setembro, definiu o estatuto e a autonomia dos estabelecimentos de ensino superior politécnico, mas a sua implementação só em 1995 produziu efeitos no Instituto Politécnico de Santarém, com a publicação dos respectivos estatutos. Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 513-L1/79, de 27 de Dezembro, o regime de instalação viria a ser alterado pelo Decreto- Lei nº 24/94, de 27 de Janeiro, que instituiu a figura do Director em substituição da Comissão Instaladora. ( fonte)



Santana Castilho foi presidente da Comissão Instaladora da ESES (1985-1992) e do seu Conselho Científico e membro da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Santarém. (fonte)




Santana Castilho à direita, Ramiro Marques ao centro e Vivian Johnson à esquerda. (...) A foto foi tirada em 1987 (?), numa das várias visitas de Don Davies à ESE de Santarém patrocinadas por Santana Castilho que apoiou, desde o início, o Projecto Schools and Families Partnerships que envolveu os seguintes países: EUA, Portugal, Espanha, Chile e República Checa. Desse Projecto Internacional nasceram vários livros e artigos publicados em revistas internacionais. O Projecto foi criado por Don Davies e Joyce Epstein e durou uma década.  (fonte)